Cursos

Para percorrermos juntos a jornada do Programa de Educação Financeira na Escola, convidamos você a explorar as trilhas de aprendizagem que articulam os fundamentos da Educação Financeira, Atitude Empreendedora e Projeto de Vida de forma simples, interativa e conectada com cenários reais da vida cotidiana. Tal iniciativa é resultado de um esforço coletivo entre o SEBRAE, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Ministério da Educação (MEC), cujo objetivo é promover a cultura de Educação Financeira no país, e fomentar atitudes que permitam estudantes, por meio de uma educação cidadã e integral, fazerem escolhas conscientes para planejarem seus projetos de vida.

O ponto de partida desta jornada de aprendizagem é destinado a professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, sobretudo da Rede Pública. Para que vocês, professores, sejam agentes transformadores de realidades dos estudantes.

Vamos iniciar este projeto com o 9º ano do Ensino Fundamental e preparamos uma jornada sobre os conceitos estruturantes da Educação Financeira. Nesta fase do curso, abordaremos a Educação Financeira na perspectiva “Vida e contexto familiar” a partir do conteúdo transversal FINANÇAS PESSOAIS.

Já com alunos da 1ª série do Ensino Médio, abordaremos a Educação Financeira na perspectiva “Bens de Consumo e Vida Social” a partir do conteúdo transversal CONSUMO CONSCIENTE.

Esta jornada da Educação Financeira na Escola é percorrida passando pelo Projeto de Vida dos alunos, contribuindo para uma vida ainda mais saudável.

Iniciativas com foco em Educação Financeira vem sendo projetadas e têm ganhado cada vez mais robustez a partir do Decreto número 7.397, de 22 de dezembro de 2010, que instituiu a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Desde então, várias têm sido as ações para alcançar tamanho intento. Nossa contribuição nesse processo, vem no sentido de criar um ambiente favorável para expandirmos o espaço de discussão, por meio da nossa plataforma digital de aprendizagem, para que cada vez mais educadores e alunos possam ser impactados pelo programa e somar as suas vozes a esse movimento de Educação Financeira.

Professores, embarque nessa jornada de formação acreditando que a sua prática pedagógica pode potencializar os sonhos das nossas crianças e dos nossos jovens na construção de futuros possíveis mais justos e democráticos!