A Rede

A Rede de Excelência em Educação Financeira (A Rede), instituída no âmbito da cooperação entre o MEC e a CVM, objetiva fortalecer a estratégia de disseminação da educação financeira na escola, apoiando a formação e o engajamento dos docentes, gestores e autoridades.

Para que esse programa nacional crie raízes em todo o território nacional, a rede, por meio de centros em cada unidade da federação, apoia a implementação dessa política educacional a fim de assegurar:

  • que as atividades presenciais de formação de docentes ocorram em todos os Estados;
  • que os conteúdos e iniciativas adaptadas a cada necessidade local sejam criadas;  e
  • a troca de conhecimentos em todo o território nacional.

Considerando a importância de assegurar que esse programa  ocorra em escala nacional, secretarias (estaduais ou municipais) e outras entidades elegíveis, que tenham interesse em assumir obrigações para a formação dos professores regionalmente, podem contatar a CVM para manifestar interesse em instituir  um centro de excelência em educação financeira, para análise de forma conjunta com o Ministério da Educação.

Confira abaixo a lista dos centros de excelência (atualizado em 17/08/2021):

Amazonas

Região Norte

O Amazonas, um dos estados da Região Norte, com uma população estimada em 4.207.714 pessoas, tem como capital Manaus, mas conta com mais 62 municípios, constituindo-se em uma área geográfica de 1.559.167,878 km². O estado faz parte da exuberante floresta amazônica, a maior do planeta, formada por uma grande biodiversidade.

Sendo o Amazonas um estado com dimensão continental, a rede pública estadual de ensino atende cerca de 450 mil alunos matriculados. Nesse contexto, a Educação Financeira apresenta-se como tema transversal importante, e que se consolidará como parte integrante do currículo escolar, com a implementação do Novo Ensino Médio.

É com grande entusiasmo e expectativa que, em 2021, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas integra o projeto de Educação Financeira em parceria com o Ministério da Educação e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), tendo como meta qualificar os docentes para que possam multiplicar o conhecimento sobre o tema aos estudantes e professores da rede de ensino pública estadual. Conta-se, ainda, com a parceria da SEDECTI-AM.

Para saber mais

www.educacao.am.gov.br

João Pessoa

Paraíba, Região Nordeste

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa (SEDEST) e Secretaria de Educação de João Pessoa (SEDEC):

O Núcleo Nordeste de Educação Financeira, representado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Secretaria de Educação de João Pessoa, foi formado no intuito de atender às necessidades relacionadas à disseminação e democratização do acesso à educação financeira no Nordeste. A iniciativa tem como parâmetros os direcionamentos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e também visa contribuir para a melhoria da qualificação nacional nos índices que compõem o teste PISA.

O Núcleo objetiva a promoção de atividades educacionais, fomento e desenvolvimento do capital humano através da educação financeira, ampliando o conhecimento e entendimento sobre finanças pessoais, mercado financeiro e finanças comportamentais. Além disso, o Núcleo visa apoiar e orientar demais iniciativas voltadas ao tema na região Nordeste.

Como primeiras ações, o Núcleo Nordeste avança com a parceria com o Projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) : Educação Financeira para toda Vida (Edufin). A parceria contempla o patrocínio da execução do projeto em cinco escolas municipais de João Pessoa, onde levará preparatório e acompanhamento dos alunos para a Olimpíada Brasileira de Educação Financeira. Além dessa iniciativa o Núcleo entregará nos próximos dias o workshop online de finanças pessoais para empreendedores do município.

Para saber mais

https://www.joaopessoa.pb.gov.br/

Maringá

Paraná, Região Sul

Maringá, localizada na região noroeste do Paraná, é a terceira maior cidade do estado, com uma população estimada de 430.157 habitantes. A cidade se destaca por suas belas vias urbanas arborizadas, alto índice de qualidade de vida e economia pujante. Através da Secretaria Municipal de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (SIACOM), ela agora está inserida na rede de Educação Financeira, sendo um dos Centros de Excelência no projeto de formação continuada de professores Educação Financeira nas Escolas, do Ministério da Educação (MEC) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Em Maringá, o tema Educação Financeira foi despertado a partir de iniciativas do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM) que criou, em 2019, o Movimento Prosperingá, um movimento que envolve toda comunidade na disseminação da educação financeira como base para a criação de uma sociedade cada vez mais próspera, capaz de gerar recursos para si e para todos. Em 2019 e 2020, as ações em prol da disseminação da Educação Financeira, durante a Semana Nacional de Educação Financeira, impactaram mais de 15 mil pessoas na cidade e região.

Em 2021, o CODEM e instituições parceiras lançaram o Projeto Prosperar, com objetivo de sensibilizar e capacitar gratuitamente professores das redes públicas e privada. No formato EAD, o projeto oferece aos professores capacitação sobre os principais temas da Educação Financeira, como a Estratégia Nacional de Educação Financeira, os principais programas federais, o contexto da BNCC e orientações de como aplicar os conteúdos utilizando materiais de educação financeira da Estratégia Nacional.

Sebrae Minas

Minas Gerais, Região Sudeste

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais é uma entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão “Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo” e, como propósito, “Impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas”. Sediado em Belo Horizonte, o Sebrae em Minas Gerais abrange todos os municípios mineiros, oferecendo orientação a quem deseja abrir, diversificar ou ampliar um empreendimento, além de desenvolver projetos e articular para a disseminação e criação de políticas públicas que favorecem a competitividade dos pequenos negócios.

Integrar a Rede de Excelência em Educação Financeira reafirma o compromisso do Sebrae Minas para este tema, que perpassa por todos os públicos atendidos pela instituição. Sua ampla atuação foca, desde o fomento ao desenvolvimento econômico dos municípios, através de parcerias com entes públicos, privados e da sociedade civil, até a articulação para melhoria do ambiente, do acesso e das condições do crédito para os pequenos negócios. No fomento a uma cultura mais empreendedora, mais cooperativa e inclusiva, atua na formação de novos empresários, na Educação Empreendedora nas escolas, no apoio à Cultura da Cooperação e na promoção da Educação Financeira. Esta, por sua vez, além do ambiente de negócios, se insere inclusão produtiva de públicos específicos, no contexto das Cidades Empreendedoras. Considerando que o comportamento financeiro do empresário gera impactos diretos aos resultados do negócio, o SEBRAE Minas atua há mais de 15 anos com a Educação Financeira para empreendedores e suas famílias em diferentes formatos. No âmbito escolar, a Educação Financeira se conecta à Empreendedora e, desde 2014, essa abordagem é oferecida às escolas, conjuntamente ao Programa Nacional de Educação Empreendedora.

Em consonância com a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e contando com a parceria da Comissão de Valores Mobiliários (CMV), do Ministério da Educação (MEC) e de atores do Sistema Financeiro Nacional, a partir de 2021 o SEBRAE Minas passa a oferecer a Jornada de Educação Financeira para Escolas. Os primeiros cursos são os de formação em Educação Financeira para professores do 9º Ano do Ensino Fundamental e da 1ª Série do Ensino Médio. Neles, os docentes experimentam a Educação Financeira na prática e conhecem, de forma divertida, leve e conectada à BNCC, como podem auxiliar seus alunos a desenvolverem comportamentos financeiros mais conscientes, empreendedores e saudáveis. Até o dezembro de 2021 estará disponível trilhas para outras etapas escolares e, no primeiro semestre de 2022, toda a Jornada de Educação Financeira para os Ensinos Fundamental e Médio.

Para saber mais

www.sebraemg.com.br

Tubarão

Santa Catarina, Região Sul

Tubarão está localizado na região sul de Santa Catarina e é sede da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), formada por 17 municípios. Está a 140 km ao sul de Florianópolis, 57,2 Km ao norte de Criciúma e 336 Km ao norte de Porto Alegre (distâncias de Centro a Centro).

O topônimo Tubarão deriva do cacique Tuba-Nharõ (do tupi-guarani = pai feroz), nome que os habitantes primitivos também davam ao rio que corta a cidade. Tubarão também é conhecida como Cidade Azul. Foi o escritor catarinense Virgílio Várzea que, encantado com a beleza do rio refletindo o céu azul e as montanhas azuladas no entorno, atribuiu o dístico à cidade: “o rio passa, serpenteando, e no seu rastro de prata, banha a cidade azul…”

Através da Secretaria da Fazenda, o município está inserido na rede de Educação Financeira, sendo um dos Centros de Excelência no projeto de formação continuada de professores em Educação Financeira nas Escolas, do Ministério da Educação (MEC) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para o estado de Santa Catarina.

Em Tubarão, o tema Educação Financeira foi iniciativa dos Auditores Fiscais e Analistas da Fazenda Municipal, que perceberam a necessidade de conscientizar a população das ações da Secretaria de Fazenda, esclarecendo a essencialidade da saúde financeira familiar para cumprir com suas obrigações tributárias, assim assegurando seus direitos, passando a identificar os benefícios no seu cotidiano.

O Programa Municipal de Educação Financeira, Fiscal e Consumo, que será desenvolvido a partir de 2021, mobilizará as redes municipal, estadual e privada de ensino com programação de formação continuada, reunindo parceiros em regime de colaboração, para os professores, alunos e a comunidade escolar pela realização de projetos integradores, gincanas – nas respectivas unidades de ensino e a realização de conferência municipal de Educação Financeira, Fiscal e Consumo fechando o percurso formativo.

Para saber mais

www.tubarao.sc.gov.br