Coordenadores

Ministério da Educação (MEC) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

As instituições fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica MEC/CVM para o Programa Educação Financeira na Escola.

MEC

Por meio da Diretoria de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, da Secretaria de Educação Básica, tem como principais atribuições no Programa:

• Articulação com municípios para implementação nas escolas;
  • Engajar os professores;
  • Divulgar a plataforma e os eventos.

A CVM e o MEC fazem parte do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), responsável pela divulgação dos princípios e diretrizes para a implementação da nova Estratégia Nacional de Educação Financeira. O FBEF é um ambiente colaborativo de articulação para levar educação financeira a todo o país.

CVM

Tem como principais atribuições no Programa:

• Coordenação e busca por patrocinadores;
  • Elaboração do material e desenvolvimento da plataforma digital;
  • Avaliação de impacto e divulgação dos resultados.

A CVM tem longa história de atuação no campo da educação financeira. Uma de suas missões é estimular a formação de poupança e sua aplicação nos valores mobiliários.

A seguir, outros projetos de educação financeira coordenados pela CVM:

• Campanha da Global Money Week Brasil (GMW) em 2021;
  • Campanha da World Investor Week Brasil (WIW) desde 2017;
  • Grupo de trabalho instituído pela Rede Internacional de Educação Financeira (International Network for Financial Education – INFE) da OCDE para organizar a campanha, como apoio da Secretaria da INFE.

A CVM participa, ainda, da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF).

Além disso, o Centro OCDE-CVM de educação e letramento financeiro para a América Latina e Caribe, criado em 2016, é responsável pela disseminação das melhores práticas e dos documentos de políticas públicas que forem produzidas pela INFE.