Cursos

Para percorrermos juntos a jornada do Programa de Educação Financeira na Escola, convidamos você a explorar as trilhas de aprendizagem que articulam os fundamentos da Educação Financeira, Atitude Empreendedora e Projeto de Vida de forma simples, interativa e conectada com cenários reais da vida cotidiana. Tal iniciativa é resultado de um esforço coletivo entre o SEBRAE, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Ministério da Educação (MEC), cujo objetivo é promover a cultura de Educação Financeira no país, e fomentar atitudes que permitam estudantes, por meio de uma educação cidadã e integral, fazerem escolhas conscientes para planejarem seus projetos de vida.

O ponto de partida desta jornada de aprendizagem é destinado a professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, sobretudo da Rede Pública. Para que vocês, professores, sejam agentes transformadores de realidades dos estudantes.

Vamos iniciar este projeto com as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma aventura que une a Educação Financeira e a Sustentabilidade, a partir da temática “DE ONDE VEM, PARA ONDE VAI?”.

Para dar sequência às descobertas, a temática “AFINAL, O QUE É DINHEIRO?” é a nossa sugestão! Vamos unir ainda mais a Educação Básica à Educação Financeira em uma jornada preparada para professores, professoras e estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais!

A jornada de aprendizagem proposta para os estudantes desta série possui a seguinte exclamação: “QUEM POUPA, GANHA!”. É hora de construir momentos marcantes para tornar o controle financeiro um ponto importante para os projetos de vida dos estudantes!

QUANDO O BARATO SAI CARO” será a temática norteadora das experiências de aprendizagem desta série. Este é um convite para criar momentos reflexivos que vão questionar os impactos do consumo e das nossas escolhas na segurança e bem-estar financeiro!

Perguntas movem a curiosidade e muitas novas aprendizagens! Por isso, a temática norteadora das experiências de aprendizagem desta série é  “QUANTO CUSTA O DINHEIRO?”, uma jornada que convida a entender os impactos e até mesmo o funcionamento de importantes engrenagens da nossa vida em sociedade.

Para uma vida mais sustentável e mais saudável, que tal trabalhar com os estudantes e até mesmo com a comunidade educativa o tema proposto para o 6º ano? “LUGAR DE SEGURANÇA, LOCAL DE FINANÇAS” está aqui para desenvolver comportamentos que têm sido cada vez mais importantes nas nossas dinâmicas sociais!

“EU NÃO SOU TODO MUNDO!” também é uma exclamação que podemos utilizar na Educação Financeira. Afinal, com tantas influências e informações que nos acompanham o dia todo, é importante se posicionar, desejar fazer diferente e criar estratégias para consumir de modo mais consciente.

“EU NÃO SOU TODO MUNDO!” é uma exclamação que também podemos utilizar na Educação Financeira. Afinal, com tantas influências, informações e publicidades que nos acompanham o dia todo, é importante se posicionar, desejar fazer diferente e criar estratégias para consumir de modo mais consciente, cuidando, assim, das finanças pessoais.

Quando temos, ganhamos ou conquistamos algo valioso, o que mais desejamos é cuidar bem para que a utilidade seja prolongada pelo maior tempo possível, você concorda? Por isso, no 9º ano, vamos utilizar a temática ‘MEU PRECIOSO DINDIM” para abordar a importância da Educação Financeira e do cuidado com as finanças pessoais!

Esta jornada da Educação Financeira na Escola é percorrida passando pelo Projeto de Vida dos alunos, contribuindo para uma vida ainda mais saudável.

Iniciativas com foco em Educação Financeira vem sendo projetadas e têm ganhado cada vez mais robustez a partir do Decreto número 7.397, de 22 de dezembro de 2010, que instituiu a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Desde então, várias têm sido as ações para alcançar tamanho intento. Nossa contribuição nesse processo, vem no sentido de criar um ambiente favorável para expandirmos o espaço de discussão, por meio da nossa plataforma digital de aprendizagem, para que cada vez mais educadores e alunos possam ser impactados pelo programa e somar as suas vozes a esse movimento de Educação Financeira.

Professores, embarque nessa jornada de formação acreditando que a sua prática pedagógica pode potencializar os sonhos das nossas crianças e dos nossos jovens na construção de futuros possíveis mais justos e democráticos!