Motivações e Justificativas para o Programa

Uma das motivações para o Acordo de Cooperação Técnica MEC/CVM que deu origem ao Programa Educação Financeira na Escola é o impacto recente da pandemia nas finanças pessoais e na educação escolar. Além disso, existe baixo grau de educação financeira entre os estudantes, como demonstram as avaliações do PISA de 2015 e 2018.

Os benefícios de ter uma boa relação com o dinheiro atingem não somente o indivíduo, mas também a sociedade, como apontou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em meados da década passada (Improving Financial Literacy, Analysis of Issues and Policies. OECD: 2005).

relatório do Banco Mundial sobre um projeto piloto de educação financeira em escolas públicas brasileiras de ensino médio, entre 2010 e 2011, constatou impactos individuais positivos que sinalizam benefícios para o desenvolvimento do país caso se aplique o projeto em larga escala:

• houve um aumento de 1% no nível de poupança dos jovens que passaram pelo programa;
  • 21% a mais dos alunos passaram a fazer uma lista de gastos mensais;
  • 4% a mais dos alunos passaram a negociar preços e formas de pagamento; e
  • orçamento, planejamento financeiro e considerações sobre custos entraram na pauta das conversas familiares, função das atividades educacionais que estimularam essas interações.

Outras pesquisas apontam, de forma consistente, baixo grau de educação financeira entre os brasileiros em geral, situação que traz diversos prejuízos para o indivíduo e sua família. Pode-se citar, pela abrangência e comparabilidade, o estudo sobre letramento financeiro realizado em 2016 pela OCDE, que incluiu o Brasil e outros países.

É no enfrentamento ao baixo grau de letramento financeiro que a escola tem importância central, segundo o relatório da OCDE de 2005: “Financial education should start at school. People should be educated about financial matters as early as possible in their lives. Assim, a formação de professores não somente pode fortalecer a disseminação desse tema contemporâneo na educação, mas também contribuir para que profissionais da educação se aprimorem, eles próprios, como consumidores e investidores.

Links adicionais: